Advertorial

Exame de Bioimpedância: O que é e para que serve

Design sem nome

É um exame que mede toda a estrutura corporal. Durante a avaliação, o profissional verifica a quantidade de massa magra, gordura e água na composição do organismo. A bioimpedância serve para fornecer dados precisos para a montagem do IMC (Índice de Massa Corporal) do indivíduo.

Feito em balanças especiais, projetadas especificamente para esse fim. Essas balanças têm placas de metal que atuam conduzindo uma fraca e imperceptível corrente elétrica através do corpo que no final vai fazer a leitura da estrutura e detalhar o percentual de cada item.

O peso atual é apenas um dos muitos dados que o exame de bioimpedância verifica. Até a quantidade de calorias que o corpo queima ao longo do dia pode ser mensurada com esse exame. Sexo, idade, altura e nível de atividade física são outras dados importantes introduzidos no equipamento antes de fazer o exame.

Quais são os benefícios do exame

Quem pratica atividade física deseja fazer mudanças no corpo e, para atingir esse objetivo, é necessário saber exatamente qual a quantidade de gordura corporal e massa magra presente em seu corpo.

Somente com informações precisas, os profissionais de educação física e nutrição conseguem criar uma rotina de exercícios e uma dieta equilibrada, de acordo com os objetivos de cada um.

Dessa forma, é possível ter um acompanhamento preciso sobre a perda de gordura e o ganho de massa magra. O exame funciona como um orientador qualificado para que as metas de treino sejam mais efetivas e a pessoa consiga melhores resultados.

Como funciona o exame de bioimpedância

O exame é bem simples, rápido e indolor. No entanto, é necessário um aparelho específico para medir as informações corpóreas. Esse aparelho transmite uma pequena corrente elétrica que percorre o organismo detectando informações realistas sobre a porcentagem de gordura, massa magra, água corporal, entre outras informações.

Atenção a alguns detalhes

Para garantir que a leitura corporal seja feita corretamente, é preciso tomar algumas precauções:

  • Evite comer, consumir cafeína ou se exercitar até 4 horas antes;
  • Se hidratar até 2 horas antes do exame ser realizado;
  • Não consumir bebidas alcoólicas no dia anterior;
  • Não usar nenhum tipo de cosmético nas mãos e pés para melhor leitura do equipamento;
  • Use roupas pequenas e de tecido leve para não interferir no exame – geralmente é solicitado que use trajes de banho ou roupa íntima.

Essa preparação é fundamental para garantir que os dados sejam condizentes com a realidade.

Qual especialista pode realizar o exame

O exame de bioimpedância pode ser realizado por profissionais de educação física, por médicos e nutricionistas.

Realizado em clínicas especializadas, pode ter um certo custo a ser investido. Outros exames como hemograma, ultrassonografia da tireoide e exames cardiológicos podem ser solicitados para complementar e ajudar a mensurar o quadro de saúde do paciente.

Veja também o vídeo que o  Eduardo Bedin, CEO da Rede de Academias MusclePrime gravou para demonstrar da importância de realizar o exame físico  regularmente.

TREINO EX (1)

TREINO   EXPERIMENTAL  GRÁTIS

Nosso treino experimental é composto:

  • Uma Consultoria de Treino
  • Um Exame Físico feito por Bioimpedância
  • Agendamento de Aulas interativas
  • Aplicativo de acompanhamento físico
  • 24h de acesso as dependências da  academia

 

Rede de Academias Especializadas em Treinamentos Personalizados